10 March 2007

sábado

O sábado corresponde ao sétimo dia da semana, sendo o domingo o primeiro dia da semana e a sexta-feira o sexto dia da semana.
A palavra sábado deriva do latim sábbătum, que deriva do hebreu Shabbath, que significa: descansar, cessar, parar.
Mais de 105 línguas denominam o sábado pela raíz “Shabbath", como por exemplo, o grego (Sabbaton), o romeno (Sâmbata), o russo (Subbota), o italiano (Sabbato) e o português e castelhano (sábado); em catalão também (dissabte), mas para o sábado judeu tem sàbat.
Origem do nome:
Os nomes dos dias da semana em português têm a sua origem na liturgia católica. Na maior parte das outras línguas, a sua origem são os nomes dos deuses pagãos aos quais os dias eram dedicados. Na Liturgia Romana, por exemplo, o sábado era devotado pelos antigos pagãos ao deus Saturno, deus da agricultura, a quem se dedicava um dia de descanso pela boa colheita. Isto ainda permanece até aos dias de hoje no nome dado em inglês ao dia, Saturday, dia de Saturno.
Gostaria apenas de acrescentar que para os suecos e dinamarqueses sábado significa o dia do banho. Cambada de porcos, é por isso que são tão ricos, poupam na água...
-
gamado barbaramente do wikipedia