02 April 2007

seizimeia

são seis e meia. seis e meia da tarde. eu ouvi o sino da freguesia a tocar. e que bem que ele toca, parece uma orquestra. talvez a de budapeste.
são seis e meia. meia de meia hora. seis de dezoito. porra, nós simplificamos tanto as coisas, ninguém diz dezoito horas e meia hora... quer dizer, até dizem mas pronto, apeteceu-me dizer que não dizem. e disse o contrário que me apeteceu dizer. diz que disse...
limpem as narinas seus saloios!!!

chuva

hoje está de chuva! será deus a chorar por o BENFICA não ter ganho ontem??
-
A chuva é um fenómeno meteorológico que consiste na precipitação de água sobre a superfície da Terra. A chuva forma-se nas nuvens. Nem todas as chuvas atingem o solo, algumas evaporam-se enquanto estão ainda a cair, num fenómeno que recebe o nome de virga e acontece principalmente em períodos/locais de ar seco.
A chuva tem um papel importante no ciclo hidrológico. A quantidade de chuvas é medida usando um instrumento chamado pluviómetro, de funcionamento simples: a boca de um funil de área conhecida faz a coleta das gotas de chuva e acumula-as num reservatório colocado abaixo do funil. Um observador vem no tempo de amostragem (1 vez por dia, 4 vezes por dia etc), e com uma pipeta com escala graduada, mede o volume de água acumulado no período.