24 February 2007

incongruências no mundo dos grandes

Existirá alguém neste país que nunca tenha ouvido ou lido que uma certa empresa se preocupa muito com o ambiente, apoiando na reflorestação e protecção de espécies etc, etc, etc? É a chamada Responsabilidade Social, que todas as empresas agora apostam, tentando passar uma imagem de si como preocupadas com o respeito e defesa do ambiente. E tudo isto para nós as acharmos empenhadas na procura de uma vida saudável.
Porém, facilmente se percebe que esta imagem que tentam transmitir é falsa. Uma completa hipocrisia!!
Agora que ando à procura de emprego, um dos requisitos que aparece em grande parte dos anúncios para o candidato ser aceite é “ter carta de condução e carro”. Olhem que bonito!! Então vamos lá ver, as empresas, por um lado, querem-se associar a esta fantástica moda, conotando a sua imagem ao respeito ambiental... e depois obrigam que os seus empregados tenham carro? Isso será para quê? Para protegerem o ambiente fomentando o trânsito nas cidades? Para protegerem o ambiente fomentando a poluição?... Ou será, por outro lado, uma forma de manterem os seus queridos trabalhadores azucrinados na perseguição de objectivos de produção (os quais obviamente darão mais lucros às empresas) para poderem pagar as prestações do pópó? Com certeza não poderá ser em desfavor das próprias...
Eu cá acho que as empresas prestavam um melhor serviço ao ambiente se apostassem e contribuíssem para o desenvolvimento e melhoria dos transportes não poluentes nas cidades. Só naquela... até era uma forma de evitar que os trabalhadores chegassem stressados ao emprego depois de terem passado a manhã a respirar o tubo de escape do condutor vizinho e ouvido os blocos de músicas que sequencialmente se repetem nas rádios. É que isso é que depois cria o mau ambiente... a começar pelo trabalho!

1 comment:

André Oliveira said...

Daí teres dito na entrevista que gostavas de fzr piqueniques e andar de bicicleta... é q essas n pegam. Se tivesses antes dito que gostavas de despejar mercúrio nas ribeiras das vilas as coisas já poderiam ser diferentes para ti.
Teriam dito:
- Sim senhor, caro Pedro Vieira. Vai começar a trabalhar na nossa empresa. Agora já pode poluir à vontade sem ter crises de consciência. É que nós somos uma empresa que fomenta a responsabilidade pelo ambiente, sabe?...